Bichectomia

Saiba mais sobre bichectomia.

Bichectomia

O que é e quem pode fazer?

A bichectomia, ou lipoplastia facial, é um procedimento cirúrgico realizado pelo cirurgião dentista, o objetivo é reduzir as bochechas, resultando no rosto mais fino e alongado.

Durante o procedimento, é feita a retirada total ou parcial das bolas de Bichat, estruturas gordurosas, também chamadas de corpos adiposos bucais, localizadas entre o maxilar e a mandíbula, são elas que conferem o formato arredondado ao rosto.

Ao contrário do que se imagina, as bolas de Bichat não respondem ao emagrecimento, ou seja, mesmo com a perda de peso, elas permanecerão.

Para que serve a bichectomia?

O principal objetivo desse procedimento é a estética para harmonização orofacial. A técnica também é indicada para pacientes que, por terem as bochechas muito grandes, sofrem com traumas e dores na mucosa, decorrentes de mordidas constantes.

Duração do efeito

O efeito poderá ser percebido 15 a 20 dias e a remodelação total pode ser notada em 90 dias.

A bichectomia não é reversível, ou seja, o resultado do procedimento é permanente.

Como é feita a Bichectomia?

Com duração entre 30 minutos e uma hora, a cirurgia é bem simples e realizada com anestesia local. É feita uma pequena incisão dentro da boca, a gordura (bola de Bichat) é retirada com uma pinça e após a remoção, o cirurgião faz a sutura com pontos, que podem ser absorvíveis ou normais.

O procedimento é realizado pela parte interna da boca, não deixando marcas ou cicatrizes aparentes.

Recuperação da Bichectomia

A recuperação é relativamente simples, similar à extração do terceiro molar (siso). Recomenda-se repouso nos dois primeiros dias e o uso de antiinflamatórios e analgésicos receitados pelo dentista. O retorno às atividades deve ser gradual e progressivo, geralmente sem dificuldades.

Entre em contato e agende sua consulta!